top of page

Devo fazer psicoterapia individual ou de casal? Saiba a diferença.

Individual

Muitas dificuldades que nos obrigam a procurar psicoterapia individual pode ser encontrada a se repetir mais e mais em nossas vidas, como as mesmas relações ruins e os mesmos velhos problemas ou medos que nunca vão embora. O ego aprendeu a se adaptar ao longo do tempo para se defender contra esses fatores desestabilizadores contínuos. Mas a psicoterapia nos "buscar abaixo da superfície" de nossos problemas atuais, para examinar nossas primeiras memórias e conflitos emocionais que são espelhados nas circunstâncias atuais. Na segurança do ambiente terapêutico, podemos encontrar, por exemplo, as raízes da nossa mais antiga desconfiança dos outros, ou o medo de depender de alguém, ou as nossas tendências de amar as pessoas que sempre se vão embora. Essas recorrências podem sugerir a presença de algo diferente - algo completamente inconsciente que pode estar agindo de forma autônoma em relação à nossa vontade e intenções conscientes, obrigando-nos a repetir os mesmos velhos comportamentos. Isso indica o sentimento estranho compartilhado por muitas pessoas que procuram psicoterapia - o sentimento de estar dividido em nós mesmos e desconectado da vida.

A raiz da palavra individual resulta da noção de indivisibilidade - aquilo que não pode ser dividido. Com o tempo, o trabalho da psicoterapia psicanalítica individual pode ajudar a consertar nossas feridas emocionais que nos afastam das dimensões mais profundas da psique, unindo assim o núcleo inconsciente de nosso ser com a consciência. Esse processo coesivo pode auxiliar na maturação, no desenvolvimento da vontade e na auto-aceitação. Estas são todas as qualidades essenciais necessárias para suportar as difíceis mudanças na vida: por exemplo, aprender a estabelecer limites com aqueles que não respeitam o nosso direito à soberania; Despertar nossa capacidade de amar; E entregando-nos a ser amado. Pode enfocar o problema do equilíbrio entre idéias contrárias como intimidade e individualidade no relacionamento, em todas as suas complexidades. No processo, podemos descobrir nossas próprias vozes criativas e um senso de valor e significado para nossas vidas.

Terapia de Casal

Ao trabalhar com casais em uma modalidade de psicoterapia, utiliza-se os mesmos métodos e orientações listados na seção anterior. A única diferença é que, ao invés de trabalhar em uma base individual, as duas pessoas estão presentes enquanto um, então o outro, compartilha suas experiências de vida íntima. Ao compartilhar e testemunhar as revelações de seu parceiro, até mesmo os casais que estiveram juntos há décadas aprendem coisas sobre “um outro" que nunca tinham conhecido antes. De alguma forma, quando um terceiro está na sala, por exemplo, um parceiro que sempre foi acusado de "nunca expressar seus sentimentos", pode se sentir seguro o suficiente para trazer as memórias que ele enterrou para a vida toda. A abertura emocional que muitas vezes segue pode criar um nível de compaixão e intimidade entre os dois que nem o cônjuge nem o marido já experimentaram antes.

Habilidades de escuta e de comunicação. É importante, neste tipo de terapia, desenvolver no casal habilidades para que se conversem e escutem uns ao outro - sem interrupções, ataques ou julgamentos e aprendam a tomar consciência desses padrões. Quando esses enredos verbais podem ser desvendados, lições defensivas e intimidade emocional e resiliência.

André Paiva, psicólogo no município de Pouso Alegre, CRP 04/46036.

(35) 99935-9470

andrepaivapsicologia@outlook.com

Trav. Evaristo da Veiga, nº40, sala 404, Centro. Ed. Joaquim Nelson

Pouso Alegre.


 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page