top of page

O Narcisista Perverso


O narcisista perverso usa o vínculo familiar e profissional ou emocional para subjugar o outro. Precisa dessa proximidade a exercer a sua influência e não permite que a vítima vá para longe dele. É frio, ele não reconhece a própria culpa e, sem dúvida, culpar os outros. Pode ser ciumento e infiel. Pode não estar sendo alvo de críticas, mas crítica constantemente. Na vida adulta, alimenta-se a imagem de sua vítima: quanto mais se deprecia, se sente mais forte.

"O perverso narcisista seduz a sua presa, mas depois a retém e tenta destruir sua imagem. Se alimenta dela e projeta nela (a imagem de sua presa) sua própria loucura. Submete a sua vítima e a empurra para a depressão, a violência, a perversão, a doença, a loucura e, nos casos mais extremos, a morte por suicídio ou por acidente. (...) Os pais perversos narcisistas não hesitam em sacrificar a saúde mental de seus filhos com o único objetivo de preservar o seu próprio bem-estar." Bouchoux

Vivemos em uma época em que predomina a atitude narcisista. O narcisismo é uma espécie de epidemia no mundo ocidental. A destruição da dominante espiritual, e a emergência da sombra do self, manifesta-se ou personifica os narcisistas perversos. A tremenda dessacralização da vida no ocidente, que se vai como um flagelo apocalíptica pelo mundo, é uma condição favorável para que se exprima o aspecto diabólico (Diabolos=Desintegrador, separador, contrário ao processo de individuação).

Um dos padrões típicos de comportamento de um narcisista é a triangulação. Ele introduz na relação a uma terceira pessoa, normalmente a um antigo namorado ou casal. Claro que nunca se pode tratar um assunto de ciúmes com eles porque, simplesmente, o culpado é sempre o outro e nunca mais se podem resolver mal-entendidos. Os narcisistas provocam situações de tremendo desconforto emocional, e quando conseguiram que suas vítimas expressem seu descontentamento, aproveitam para projetar seu comportamento perverso.

Um dos comportamentos mais emocionalmente desestabilizantes que costumam usar durante uma relação afetiva é o afastamento e a frieza, depois de ter sido apresentado como muito próximo e carinhoso. É sobre o que poderíamos chamar o jogo de diversão, confusão e desestabilização. É importante de identificar estes padrões de comportamento "tóxicos" para compreender quão inadequadas são tais conduta e afastar-se do narcisista antes que destrua a autoestima.


 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page