top of page

Rir é terapêutico!!!!

Como todos nos sabemos uma boa gargalhada pode melhorar nosso dia, trazendo energia para superar diversas dificuldades. Rir, realmente, é terapêutico e os seus benefícios são inúmeros para nossa saúde.

Desta maneira parece que a "Comicoterapia” tem proporcionado nos dias de hoje resultados cada vez mais significativos no campo das terapias alternativas e vem atualmente sendo aplicada dentro das unidades hospitalares, especialmente nos departamentos de pediatria onde se registaram notáveis melhorias nos pequenos pacientes que sofrem de qualquer tipo de patologia.

Rod A. Martin, psicólogo canadense, em seu livro Psicologia do Humor, demonstrou à partir de seus estudos que o senso de humor modera a diminuição das defesas imunitárias que ocorre quando estamos sob estresse. Ele em uma pesquisa dele documentou que em todos os casos em que ocorreu o stress, diminuiu, na saliva, a imunoglobulina.

Sabemos que rir aumentam os níveis de cortisol. Um riso diminui a produção de substâncias que, com o tempo, destroem o sistema imunitário, como a cortisona, a hormona típico do estresse produzido nas glândulas supra-renais; e também facilita a liberação de substâncias que aumentam, em vez disso, o sistema imunitário, como as betaendorfinas, produzidas no cérebro, que tem um poderoso efeito analgésico.

“Uma boa risada melhora o equilíbrio entre o simpático e parassimpático, provoca o relaxamento da musculatura voluntária e involuntária, melhora estado de ansiedade, diminui a frequência cardíaca e oxigena completamente a organismo, acorda amente e as emoções, até que a pessoa é capaz de recuperar a vontade de viver " (Fioravanti, E., 1999, em " Terapia do riso ").

Enfim, buscar ter mais de leveza em nossas atitudes e criar momentos que nos proporcionem boas gargalhadas revela-se como uma excelente método para alcançar uma vida mais saudável e harmoniosa.

André Anderson de Paiva

Psicólogo Clínico

CRP 04/46036

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page