top of page

O que significa ser junguiano?


O próprio Dr. Jung explanou que ele nunca teve a intenção de ninguém ser chamado de junguiano. No núcleo de psicologia analítica é um chamado para cada um de nós para alinhar o ego e o Eu, individualizar e recuperar todo o nosso ser. Só depois de entrar em nossa totalidade podemos contribuir mais plenamente às nossas comunidades. Jung fala em seus escritos da mudança através da transformação individual. Quando ouvimos os nossos sonhos e passamos a agir sobre as luzes orientadoras que este transmitiu através da linguagem simbólica não estamos apenas agindo por nós mesmos, mas para as nossas comunidades. Dr. Jung contemplou a ideia de um inconsciente coletivo - a idéia de que somos todos essencialmente ligados através do fio contínuo de nossa história. Nossos laços ancestrais são parte de quem somos e quem estamos nos tornando como um povo.

Jung buscou construir sua leitura psicologia sobre o ser humano a partir de uma visão ampla do mesmo trazendo em sua teoria ensinamentos de diversos campos de conhecimento, assim como mitologia, a alquimia, literatura, astrologia, literatura, metáfora, narração de histórias, sonhos, as artes e da ciência, e muitos mais. Todas essas áreas de interesse são interligações e padrões que levaram seus escritos e ensinamentos, especialmente em sua velhice. As Interdisciplinariedades, através dos estudos de exploração em suas viagens pelo mundo, a escrita, as artes da natureza, ciências, como a biologia, neurociência, química, antropologia, e muitas formas de exploração artística, científica e psicológica demandavam o interesse de Jung.

O que é mais fascinante sobre psicologia analítica é a sua abordagem multicamadas, interdisciplinar, que aborda sombra, masculino feminino, psique / cultural e mundial, e, claro, o nosso dia-a-dia vida pessoal.

Jung percebeu que os sonhos são muito mais que uma emaranhado de imagens sem sentido, como há muito pensado por nossa cultura ocidental. O conteúdo simbólico analisado a luz das experiências do sujeito revelam muito sobre a dinâmica interna da psique.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page